F-4J PHANTOM




O F4H Phantom II ("F-4 Phantom" após 1962) é um caça-bombardeiro supersônico de um lugar nas versôes A,B,C,D,E e dois no resto.longo alcance, operacional em todas as condições meteorológicas originalmente construído pela McDonnell Douglas Corporation (originalmente pela McDonnell Aircraft Corporation). Foi operado pelas Marinha e Força Aérea dos EUA, entre 1961 e 1995. Também foi usado muito em combate pela Força Aérea Israelense, inclusive com grande sucesso em batalhas contra caças inimigos (apesar de ser basicamente uma aéronave de bombardeio), sendo retirado de serviço no ano de 2004. Ainda é utilizado noutros países. As suas missões principais são: intercepção de longo alcance e alta altitude, utilizando mísseis ar-ar; missões de ataque de longo alcance utilizando armamento convencional ou nuclear; missões de apoio aéreo próximo utilizando bombas rockets ou mísseis. Foi um dos poucos modelos de avião a ser utilizado na Marinha, nos Marines e na Força Aérea dos EUA. Foi um dos aviões com maior período de utilização no pós-guerra.
O primeiro vôo ocorreu em 27 de Maio de 1958, tendo o avião sido inicialmente desenvolvido para defesa de frota para a Marinha dos EUA. A produção terminou em 1979 após a construção de mais de 5.000 unidades -- mais de 2.800 para a Força Aérea, cerca de 1.200 para a Marinha e os Marines e o resto para outros países.
O F4 Phantom II foi um avião projetado numa época em que se acreditava francamente no poder das armas teleguiadas. Pois naquela época, havia uma corrente de pensamento em que se cria que os combates aéreos não mais existiriam. Dispensando assim, a necessidade de aeronaves ágeis e, principalmente com armas de curto alcançe, tais como metralhadoras e canhões. De forma que, ele foi projetado para ser um interceptador puro cuja finalidade era, como o próprio nome sugere, interceptar e derrubar as possiveis ameaças soviéticas aos portas aviões da Marinha Norte-Americana (USN). Mas as coisas não aconteceram exatamente como os militares previram. Primeiro que a tecnologia da época, não conseguia tanta precisão assim e; segundo: faltou combinar com os inimigos de plantão da época para deixar que os seus aviões ficassem parados numa posição francamente favorável aos tiros de misseis.


Download: